Sabia que
Embora não existam factos documentados, tudo indica que o sabão foi uma descoberta pré-histórica, sendo a sua produção uma das atividades mais antigas da humanidade. O historiador romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.), já fazia referência ao sabão nos seus escritos.
A origem do sabão remonta a civilizações antigas, como os babilónios, por volta de 2800 a.C., que já fabricavam uma substância semelhante ao sabão, utilizando gorduras fervidas e cinzas para limpar têxteis.
Uma das lendas mais conhecidas sobre a origem do sabão remonta ao Monte Sapo, em Roma, onde se realizavam sacrifícios de animais. A mistura de gordura animal derretida e cinzas, levada pelas chuvas para o barro das margens do Rio Tibre, ajudava as mulheres a lavar as suas roupas de forma mais eficaz.
Foi aí que perceberam que esta mistura, em contacto com o barro, deixava as roupas significativamente mais limpas e com muito menos esforço. O fenómeno foi designado por “saponificação”, sendo este o processo químico responsável pela formação do sabão.
Com os melhores cumprimentos,
Equipa Medida Única.