Saiba qual é o impacto que a temperatura da água tem nos detergentes.
A temperatura da água tem um papel significativo no desempenho dos detergentes, influenciando a sua eficácia na remoção de sujidade e gorduras.
• Água fria (até 30°C): É ideal para lavar tecidos delicados e reduzir o consumo energético, mas pode dificultar a dissolução de alguns detergentes, especialmente em pó. Também pode ser menos eficaz na remoção de gorduras e óleos.
• Água morna (30-50°C): Um equilíbrio entre eficiência e economia. Ajuda a dissolver melhor os detergentes e melhora a remoção de sujidade sem danificar tecidos.
• Água quente (acima de 50°C): Potencializa a ação dos detergentes, facilitando a remoção de gorduras e resíduos difíceis. Em contrapartida, pode degradar alguns ingredientes ativos como por exemplo tensoativos, enzimas e solventes. Água quente também não é recomendada para todos os tipos de materiais/tecidos.



Além do referido anteriormente, a temperatura também tem um impacto direto no consumo de energia. Sabia que até 90% da energia consumida pela máquina de lavar roupa é utilizada para aquecer a água?
Lavar a uma temperatura mais baixa, como 30 ou 40 graus Celsius, pode, portanto, resultar numa maior poupança de energia.
Além disso, esta temperatura é muitas vezes suficiente para a roupa com sujidade normal e ajuda a preservar as fibras dos tecidos, evitando desgaste, perda de cor e deformação.
Torne a limpeza mais simples, económica e eficaz 😉
Com os melhores cumprimentos,
Equipa Medida Única.